Participe da Demonstração e Explore o Poder dos Recursos Inteligentes da Ferramenta:
Clique aqui e participe da demonstração
Flecha para a direita branca

Para que serve e como funciona um webhook

Keli Campos

Esta é uma funcionalidade destinada para usuários com conhecimentos técnicos avançados, voltada especialmente para profissionais de tecnologia, e envolve o uso de outras ferramentas para se obter algum resultado.

Webhook (também conhecido como retorno de chamada web ou HTTP) é uma forma de receber informações de forma passiva de outra aplicação quando um evento acontece. É uma maneira prática de abastecer outras aplicações com informações em tempo real.

Na Ummense esse webhook pode ser configurado por fluxo e o evento é qualquer ação que altere o estado de um card vinculado ao mesmo, quando esse evento ocorre um pacote com os dados do card que foi alterado é enviado à URL configurada para receber essa informação.

Esses dados podem ser utilizados de diversas formas, como a configuração de Dashboards personalizadas, notificações especiais, backup de dados e alimentação de outros sistemas.

Um dos principais usos é para montar uma dashboard personalizada em um software como o PowerBI ou similar, para isso é necessário tratar os dados recebidos para que fiquem de acordo com as necessidades da regra de negócio da empresa, normalmente esses dados tratados podem ser salvos em uma base intermediária que servirá como fonte para o Power BI.

Algumas ferramentas conhecidas que podem auxiliar nesse ecossistema e servir de endpoint para o webhook: Zapier e Autocode.

Como configurar um webhook na Ummense

Se você já tem uma URL de destino para receber as informações do webhook, você pode configurar esta integração seguindo os seguintes passos:

1 – Escolha e abra o fluxo a ser integrado

O webhook é configurado por fluxo, pois sabemos que fluxos diferentes podem ter intenções diferentes na análise de dados para estatísticas. A configuração por fluxo também minimiza riscos de vazamento de informações confidenciais por usuários desavisados.

2 – Abra as configurações do fluxo clicando em

ao lado do título do fluxo.

Nesta tela você terá várias possibilidades de configuração do fluxo.

3. Na área de Webhook, insira a URL de destino para envio dos dados em tempo real

Por questões de segurança contra vazamento de dados, somente são aceitas URLs com o protocolo HTTPS.

4. Ative o webhook e clique em “Salvar e Testar”

A Ummense tentará se comunicar com a sua URL de destino enviando um pacote de teste, ocorrendo algum problema aparecerá uma mensagem de erro, e você precisará verificar a sua URL.

Um modelo de requisição pode ser encontrado em: https://ummen.se/webhookexample

Segurança

Toda chamada advinda da Ummense contará com dois elementos de segurança no cabeçalho que poderão ser utilizados para validar a informação recebida.

X-Ummense-Event

A presença desse item de cabeçalho na requisição é uma garantia de que a chamada está vindo da Ummense e o valor será Webhook Call

Signature

Para verificar a integridade das informações enviadas pelo Webhook, a Ummense gera uma assinatura calculada com o conteúdo do pacote a ser enviado e a chave é disponibilizada ao salvar o Webhook, e para sua comodidade basta clicar no ícone para copiar.

Como calcular a assinatura?

Node.js

PHP

O que acontece quando o webhook estiver configurado

Quando seu webhook estiver corretamente configurado, a cada alteração do card, como, mas não se limitando a, alteração de coluna, equipe, status ou tags, serão enviadas as atualizações para o endpoint informado.

Os dados enviados são dados não tratados, pois a razão de existir desta funcionalidade é justamente para dar a liberdade para empresas com necessidades específicas de configurarem e tratarem seus dados da forma como quiserem, para os fins desejados.

Caso a sua empresa necessite de um dado que nosso webhook não está enviando, nos informe através do nosso canal de sugestões com o máximo de detalhe possível para que nosso time possa avaliar e implementar, se for possível.

Keli Campos

Você também pode se interessar por

Kit de boas-vindas

16 tópicos

Painel

4 tópicos

Tarefas

19 tópicos

Cards

21 tópicos

Fluxos

18 tópicos

Notificações

8 tópicos

Calendário

2 tópicos

Eventos

2 tópicos

Agenda de Contatos

7 tópicos

Usuários

12 tópicos

LGPD e segurança

3 tópicos

U-drive

6 tópicos

Ações em massa

5 tópicos

Automações

23 tópicos

Formulários

8 tópicos

Campos Personalizados

5 tópicos

Configurações Gerais

6 tópicos

Tags

3 tópicos

Indicadores e Relatórios

5 tópicos

Time Tracking

5 tópicos

Planos e Assinaturas

9 tópicos

Programa de indicações

6 tópicos

Atalhos

7 tópicos

Integrações

2 tópicos

CONECTA

13 tópicos

Importar e Exportar dados

11 tópicos

Perguntas frequentes

6 tópicos

Próximas funcionalidades

1 tópicos