Participe da Demonstração e Explore o Poder dos Recursos Inteligentes da Ferramenta:
Clique aqui e participe da demonstração
Flecha para a direita branca
TEMPO DE LEITURA + VÍDEO = 29 MIN
AULA 12

Monitoramento de dados no Kanban

Raul Sindlinger - CEO Ummense.com

Quer saber como melhorar a produtividade da sua equipe continuamente? A Metodologia Kanban nos dá ferramentas para monitorar tudo o que é relevante para sua equipe, e se você souber o que precisa ser monitorado e como acompanhar esses dados com facilidade, sua equipe poderá ser mais produtiva a cada ciclo. E esse é o assunto dessa aula. Vamos falar sobre o monitoramento de dados no Kanban com o foco em melhoria contínua.

Já dizia Peter Drucker "o que você não mede, não melhora". Por isso você precisa controlar alguns indicadores para saber onde você e sua equipe podem melhorar.

Pra você que gerencia seu Kanban pela Ummense é fácil você ter acesso a esses dados e nesse vídeo vou dar algumas dicas pra você poder utilizar esses gráficos e dados de forma eficiente.

Se você usa Kanban no post it, Excel, ou outra ferramenta menos adequada, aí vai dar bastante trabalho, mas você pode pegar os assuntos mais importantes que falarmos aqui e pesquisar no Google como calcula cada um deles.

Quando falamos em melhoria contínua estamos importando alguns conceitos de uma outra metodologia japonesa chamada Kaizen, que é alinhada com o Kanban, e não tem o objetivo de revolucionar tudo de uma vez só, mas melhorar sempre, entendendo que hoje eu posso ser melhor que ontem e amanhã eu posso ser melhor que hoje.

O assunto hoje não é o Kaizen, mas com esse conceito em mente podemos partir para a parte prática que são os dados que vamos monitorar.

No vídeo dessa aula compartilhamos a tela para que você possa ver como encontrar cada um destes indicadores e analisá-los.

Você verá ali:

1. Dados gerais do status atual do fluxo

2. Dados gerais do fluxo no período selecionado.

3. WIP - Work In Progress (Trabalho em andamento por etapa)

4. Throughput - Cards entregues por coluna Quanto cada coluna entregou no período. Se cada coluna é uma equipe no processo, fica fácil ver que uma coluna que entrega menos acumula WIP. Isso ajuda a identificar os GARGALOS. Configurar estimativa na coluna do fluxo pra ajudar graficamente a analisar a expectativa x realidade

5. Cycle time - Tempo médio que os cards levam em cada coluna Complementa e explica os anteriores. Ás vezes é demorado mesmo, mas você pode ver aqui que pode estar demorando mais do que você imagina, e é legal chamar a equipe para entender o porquê isso acontece.

6. E o Lead time e evolução no fluxo já falamos na aula anterior.

Raul Sindlinger - CEO Ummense.com
TEMPO DE LEITURA + VÍDEO = 29 MIN