Participe da Demonstração e Explore o Poder dos Recursos Inteligentes da Ferramenta:
Clique aqui e participe da demonstração
Flecha para a direita branca
TEMPO DE LEITURA + VÍDEO = 43 MIN
AULA 07

Limite WIP - Work in Progress para aumentar aa produtividade

Raul Sindlinger - CEO Ummense.com

Limitar a quantidade de trabalho em andamento aumenta ou reduz a produtividade da sua equipe? O Limite WIP é um dos assuntos mais polêmicos na metodologia Kanban, e ao mesmo tempo um dos mais fundamentais para que o Kanban entregue todos os seus benefícios. Nessa aula eu quero te mostrar o porquê, quando e como utilizar o limite WIP.

Para falarmos sobre o Limite WIP, vamos voltar para um dos fundamentos do Kanban que é o sistema puxado.

Após a segunda guerra mundial tínhamos a indústria americana a todo o vapor, e o resto do mundo se recuperando dos estragos da guerra. A indústria americana estava em um boom de consumo, então tinha um sistema de produção conhecido como Fordismo, com as linhas de produção bem definidas, mas que cada estação de trabalho tinha o objetivo de produzir o máximo possível. O alto consumo encobria todas as perdas geradas por esse tipo de produção.

Os outros países do mundo não podiam se dar o luxo de ter grandes estoques de material para atender uma alta produção, em estoques de produto em andamento e nem de produto pronto.

Por isso surgiu na Toyota, no Japão, conceitos como o "Just in time" e a produção puxada, que se complementam. Basicamente no sistema de produção puxada, cada etapa não produz o máximo possível, mas a etapa é dimensionada para atender uma demanda que já existe. A metodologia Kanban é baseada nesse modelo, se você tentar ir na linha do Ford, o que você tá fazendo não é Kanban, é apenas um punhado de projetos organizados em colunas!

Não é errado, mas não chame de Kanban.

No vídeo desta aula eu mostro como funciona na prática esse conceito, através dos cálculos de uma linha de produção.

Objetivos do Limite WIP:

- Reduzir o Leadtime (você sabe que aquilo que começou chegará até o final)

- Reduzir a ociosidade

- Reduzir o estoque - Cash is King

- Minimizar as perdas com multitarefas (tempo que leva para eu fechar um assunto e iniciar outro)

- Minimizar as distrações e o caosAcabar com projetos eternos/estacionados

- Proteger a cultura saudávelDecidir o que realmente será entregue.

- Não se enganar achando que algo está sendo feito, mas na pratica eu não faço ideia quanto tempo vai levar.

Como definir o tempo que vai levar

Comece pelo tamanho do time de cada coluna. Se fizer sentido, considere um estoque de equilíbrio para pequenas variações. Ou multiplique por 1,5x ou por 2x, ou seja, cada pessoa teria em média 1,5 cards simultaneamente. Analisar constantemente e ajustar.

Para definir o limite WIP nas colunas da Ummense é muito fácil. Vá em configurações da coluna, em configurações avançadas e insira a quantidade máxima de cards que podem estar na coluna.

Na próxima aula quero te mostrar como priorizar os cards, que critérios nós utilizamos e quais são as técnicas mais utilizadas para priorização de projetos.

Raul Sindlinger - CEO Ummense.com
TEMPO DE LEITURA + VÍDEO = 43 MIN