Participe da Demonstração e Explore o Poder dos Recursos Inteligentes da Ferramenta:
Clique aqui e participe da demonstração
Flecha para a direita branca
TEMPO DE LEITURA + VÍDEO = 37 MIN
AULA 06

Como Engajar a Sua Equipe na Implantação

Raul Sindlinger - CEO Ummense.com

Já trouxemos os conceitos gerais, definições, benefícios e o passo a passo. Agora é hora de envolver sua equipe toda para fazer isso acontecer, e esse é o assunto da aula de hoje.

Engajar a equipe pode esbarrar em barreiras culturais, divergência de ideias, falta de tempo e até na preguiça. Mas não desista! Milhares de empresas já passaram por essa dor, e já te adianto: tem solução.

Toda transformação digital tem dois atores, ou dois fatores muito importantes. O primeiro é pessoas, e o segundo é a ferramenta. Pessoas bem intencionadas sem uma boa ferramenta não vão muito longe na transformação digital, mas uma boa ferramenta sem pessoas que queiram fazer as coisas acontecerem, só vai atrapalhar.

Então aqui vão as principais etapas para engajar a equipe.

1 - Senso de urgência

Para estabelecer o senso de urgência, precisa entender qual é a dor atual (as pessoas se acostumam com o que é ruim e vão deixando a solução pra depois). Mapeie o que você sente que não tá legal e traga dados, se possível, pra embasar os seus pontos. Resumindo: qual é a dor que a sua equipe tá enfrentando? O que precisa ser criado aqui é a consciência de que o problema atual é insustentável. Precisa ser resolvido já. Se demorar para resolver estamos perdendo dinheiro, tempo, clientes e equipe.

2 - Começar com uma equipe pequena

Principalmente se você faz parte de uma empresa grande, pense grande, comece pequeno, mas comece agora. Comece com um time que você enxergue que a implantação será mais fácil, que o pessoal se engaja mais com mudanças tecnológicas, e que tem credibilidade suficiente para influenciar os outros. E deixa essa equipe trabalhar, mudar e melhorar os processos do setor deles pra que esse possa ser o protótipo do resultado que toda a organização terá.

3 - Mostre onde vamos chegar e comunique isso

Mostre para o time onde vamos chegar com essa mudança, quais benefícios a implantação da Metodologia Kanban trará para a organização como um todo, mas também para toda a equipe:

- Atividades bem organizadas

- Responsabilidades definidas

- Informações reunidas em um só lugar

- Comunicação centralizada

- Acabar com os e-mails

- Foco (não ficar fazendo um monte de coisas ao mesmo tempo)

- Produtividade

- Transparência- Qualidade

- Menos cobrança da gestão

- Saúde Mental, menos stress...

- Qualidade de vida no trabalho (resumo de tudo, nosso propósito)

4 - Minimize as barreiras

Veja quais pontos são barreiras que existem na sua organização para a implementação da metodologia Kanban ou mesmo para implementar a Ummense.

- Verba? A versão gratuita da Ummense já é excelente para você começar e não tem limite de tempo, de usuários, de cards ou quadros... essa barreira você já mata na raiz (e mesmo a versão PRO... proporcionalmente ao ganho de produtividade que a sua empresa terá, ela é praticamente de graça);

- Processos internos? Veja o que é possível fazer para adaptar, ou mesmo que você traga ele inteiro para a Ummense, na Ummense pode ficar mais fácil de cumprir o processo do que fora... e aos poucos vai se justificando a melhoria do processo.

- A barreira é falta de tempo? Já falamos sobre isso.... comece criando o senso de urgência e depois comece com um time pequeno.

- Dificuldade no aprendizado? Kanban é uma metodologia muito simples e a Ummense é a ferramenta mais intuitiva que existe hoje no mercado. Quando é fácil de aprender, as pessoas engajam mais rápido, por isso é importante ter uma ferramenta fácil, acessível e intuitiva. A essência nesta etapa é tratar de forma racional o que precisa ser resolvido para que não impeça a mudança de acontecer.

5 - Incorpore a mudança na sua rotina e nos hábitos

- Coloque na sua rotina manter a tela da Ummense aberta o dia inteiro no seu computador.

- Alguém da equipe te mandou um e-mail? Copie e cole na timeline do card e dê a resposta por lá (responde o e-mail só com o link do card, pra você acabar logo com essa praga que é o e-mail na comunicação da equipe).

- Lidere pelo exemplo: seja você o primeiro a registrar tudo no card, e mover os cards que avançaram de etapa;

- Entenda que mudanças levam tempo. Não tente revolucionar tudo da noite pro dia, vai com calma, vai mostrando os benefícios...

Qualquer mudança tem as suas dificuldades, dá trabalho mudar a cultura de uma empresa, mas eu te garanto que vale apena!

Quem não muda precisa aprender a conviver com as suas dores e problemas. Quem está disposto a melhorar pode vencê-los, criando um ambiente de trabalho de muito mais organização e produtividade, criatividade, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Raul Sindlinger - CEO Ummense.com
TEMPO DE LEITURA + VÍDEO = 37 MIN