Participe da Demonstração e Explore o Poder dos Recursos Inteligentes da Ferramenta:
Clique aqui e participe da demonstração
Flecha para a direita branca

Assinei o CONECTA, e agora? Passo a passo das configurações

Keli Campos

Seja bem-vindo ao CONECTA, o aplicativo da sua empresa. A partir de agora esperamos auxiliar a sua empresa a chegar em um novo patamar de excelência em atendimento, organização, produtividade e profissionalismo.

São muitas formas diferentes de utilização, o CONECTA é, literalmente um canal de CONEXÃO. Você pode utilizar o seu CONECTA para conectar a sua empresa aos seus clientes, fornecedores, alunos, membros, colaboradores, fãs ou quem mais você quiser conectar.

Se sua empresa já concluiu a assinatura do CONECTA, está liberado para os usuários com perfil ADMINISTRADOR na área de configurações do sistema uma nova categoria no menu, chamada CONECTA APP, com as opções de configuração que vamos ver com detalhes na sequência. (Para acessar as configurações, à partir de seu ambiente de trabalho na Ummense, clique na sua logo e em seguida em “Configurações”)

O CONECTA é um aplicativo white-label, ou seja, ele tem uma estrutura pronta, já desenvolvida pelo nosso time para podermos disponibilizar à um custo acessível, e possui várias opções de configurações para que, para seus contatos, fique com a aparência e a experiência que a sua empresa preferir, para poder ser chamado de seu.

Escolha seu público

Uma das primeiras definições antes de iniciar as configurações, é o público prioritário que vai utilizar o seu aplicativo. São seus clientes, colaboradores, fornecedores, alunos, apoiadores, potenciais clientes, fãs, seguidores…? Saber quem eles são vai direcionar a escolha do nome do aplicativo, postagem inicial, formulários, preferências e imagens.

Você pode ter mais de um público, pois no feed só aparecerá as publicações em que os contatos estão cadastrados, mas algumas informações ficam disponíveis para todos, como os formulários, por exemplo.

Um exemplo de organização que utiliza mais de um público é a Nine – Academia de influência, um projeto que é apoiado pela Ummense. Eles priorizam o uso do aplicativo pelos alunos, para comunicação, relacionamento, entrega de atividades e solicitações específicas à secretaria, mas também utilizam o CONECTA para os interessados em se matricular, tutores e professores e para parceiros e apoiadores. A principal forma que eles utilizam para organizar os públicos é a estrutura de categorias de formulários (você pode ver como fazer isso, nos artigos da central de ajuda sobre formulários.

O nome do seu CONECTA

Quando nós da Ummense falarmos com a sua empresa, e aqui na central de ajuda, chamaremos sempre de CONECTA, mas quando você for sugerir ao seu cliente que baixe, você não irá falar para ele “baixar o CONECTA” e sim para baixar o “aplicativo da Evonline”, o “app da Nine”, o “aplicativo Simples Assim”… o nome que você criar.

Você pode dar ao seu CONECTA o nome da sua empresa (como a maioria dos nossos clientes fazem) ou inventar um outro novo nome criativo, que conecte bem com seu público, seja quem ele for.

Aqui na Ummense, utilizamos o nosso aplicativo para comunicação interna, para conectar nossa equipe, compartilhar informações de metas, comunicados do RH, e até para as piadinhas internas, por isso chamamos o nosso app de Conectados (Curiosidade: foi o nome Conectados que inspirou o nome CONECTA!). Um outro cliente nosso substituiu um sistema antigo, complexo e engessado de abertura de chamados pelo CONECTA, e resolveu chamar seu app de “Simples Assim“, aproveitando a marca que eles criaram em várias ações dentro da empresa. Legal né?

É bom consultar na busca da Google Play e da Apple app Store para evitar nomes repetidos, pois se o nome que você escolher já estiver sendo utilizado, quando você sugerir ao seu cliente baixar o seu aplicativo, ele pode acabar baixando o app errado.

Como configurar o seu CONECTA

Agora, com as principais definições estabelecidas, podemos iniciar efetivamente as configurações do seu CONECTA. Não é um processo difícil, mas cada um dos passos é essencial para garantir uma boa utilização do seu aplicativo e também para atender às exigências das lojas de aplicativos. Todos os aplicativos que produzimos são disponibilizados na Google Play e na Apple Store, e estas lojas têm regras específicas e não autorizam a disponibilização de aplicativos que não atendam todas as exigências.

Ainda sobre as lojas, é importante informar que as regras das lojas mudam de tempos em tempos, então pode acontecer de solicitarmos alguma informação nova no meio do caminho, por alguma exigência nova ou atualização nos termos de uso das lojas.

As configurações estão divididas em 3 grupos, que você pode navegar entre eles na parte superior da página ao clicar em “Configurações” no menu lateral.

Configurações Gerais

Na primeira parte das configurações você poderá configurar as principais informações do seu CONECTA o seu visual e as preferências.

Estas configurações você poderá alterar a qualquer momento após a publicação, e elas serão aplicadas na próxima vez que seu contato atualizar seu aplicativo ou fizer login novamente.

1 – Configurações iniciais

Configure nessa etapa em Configurações iniciais o nome da sua organização, e a imagem principal de tema.

Você pode escolher uma cor sólida, uma imagem simples ou uma imagem com um filtro de cor. Essa imagem irá aparecer na tela de login e sobre o menu lateral do CONECTA versão web.

Ao finalizar essa etapa, clique em Salvar para que as alterações sejam aplicadas.

2 – Tela de Login

Nesta tela você pode escolher ter ou não um texto. Para facilitar, nós criamos um texto genérico padrão que você pode utilizar, mas você pode criar um texto novo que seja adequado ao seu aplicativo.

Esse texto pode ser inspiracional, pode ser instrutivo, pode ser o slogan da tua empresa… o que você preferir.

Lembre de salvar ao concluir a etapa.

3 – Publicação de boas-vindas

A publicação de boas-vindas é a primeira mensagem que irá exibir no feed para que quando seu contato baixar seu aplicativo não fique com uma aparência de vazio.

Novamente deixamos uma mensagem pronta para facilitar a sua configuração, mas você pode alterar quando quiser.

Esta mensagem pode explicar como o aplicativo será utilizado, pode fornecer instruções, pode falar sobre a sua empresa e os serviços que ela oferece ou ainda pode ser apenas uma mensagem alegre de boas-vindas.

Sugerimos incluir uma imagem, para que o feed fique mais vivo e mais estimulante para seu contato.

Escolha também quem é o “autor” da postagem. Esse autor pode ser a própria organização (nesse caso aparecerá a logo e o nome na publicação), pode ser o responsável pelo contato (nesse caso o autor será dinâmico, de acordo com quem o responsável de cada contato), ou um usuário específico da organização (e você poderá escolher quem é esse usuário que aparecerá como autor)

Você também pode escolher nessa etapa não incluir a publicação de boas vindas, mas recomendamos que inclua, a experiência do cliente fica mais agradável.

4 – Preferências de utilização

Nessa etapa você poderá escolher detalhes sobre o funcionamento do aplicativo.

A primeira parte é para escolher a tela inicial, quando seu contato concluir o login. Ele pode ver inicialmente o feed, ou ir diretamente para a área de solicitações. Faz sentido escolher a área de solicitações se sua empresa utilizará o aplicativo como um sistema de chamados ou suporte, e para isso precisará ter os formulários criados. Mas normalmente recomendamos o uso do feed como tela inicial.

A segunda parte é permitir ou não que novos contatos se cadastrem pelo seu CONECTA. Você pode escolher que apenas contatos cadastrados por você na Ummense possam acessar o CONECTA. (Essa opção de desativar essa permissão pode não ser aceita pelas lojas de aplicativos. Caso isso aconteça, nossa equipe irá habilitar essa permissão para que o aplicativo possa ser aceito)

O usuário responsável selecionado será cadastrado como responsável por todos os novos contatos cadastrados pelo aplicativo.

A próxima parte é definir se um novo card deve ser criado quando um novo usuário se cadastrar. Isso é recomendável para que sua equipe esteja ciente e possam ser criadas automações para comunicação automática com esse contato. Ao selecionar essa opção, escolha em qual fluxo e coluna esse card será vinculado.

A última parte desta etapa é a definição de permissões de publicação. Dependendo do tamanho do seu público e do uso que a sua empresa fará do aplicativo você poderá preferir limitar as permissões de publicações, para que as solicitações venham todas através de formulários no aplicativo.

Não deixe de salvar suas preferências antes de ir para a próxima parte das configurações

Configuração de páginas

Agora voltando à parte superior das configurações, clique em “Configuração de páginas” no menu superior.

Nesta etapa você poderá configurar sua página “Sobre”, com informações de contato e descrição da empresa, para facilitar ao seu cliente encontrá-lo.

Configurações de loja

Nessa etapa você poderá configurar as informações que serão enviadas para as lojas de aplicativo da Google e da Apple, as limitações aplicadas nessas etapas são para atender às exigências das lojas de aplicativo.

Estas informações não são alteradas facilmente. Elas podem demorar até 45 dias, pois precisam ser feitas manualmente. Por isso escolha bem,

1 – Logo

Nessa primeira etapa parte escolha a imagem que será utilizada como ícone do CONECTA e nas lojas de aplicativos. Não utilize uma foto, pois provavelmente não será aceita pelas lojas. O ícone poderá aparecer muito pequeno no celular do seu contato, por isso é bom escolher um ícone simples, sem detalhes muito finos. Inspire-se nos aplicativos que você mais gosta para escolher esse ícone.

Este ícone precisa estar em formato “.jpg” e ter resolução de 1024x1024px, se você não sabe como fazer isso, procure um designer para te auxiliar.

2 – Preview do app

Escolha o tema e a cor que deseja que apareça nas lojas para dar um preview ao seu contato do que ele verá quando baixar. Preste atenção aos textos que aparecem para que seja o mais próximo da utilização real do seu aplicativo.

3 – Nome do app

Escolha o nome do aplicativo que você quer para que apareça nas lojas e como nome ao baixar. Seja criativo!

Não esqueça de salvar todas as alterações, e a próxima etapa é publicar!

Quando você clicar em publicar, as alterações ficarão bloqueadas até que o seu CONECTA seja publicado, e você poderá acompanhar nessa mesma tela o status.

Nesse momento um card será criado para a nossa equipe preparar o seu aplicativo e ele estará disponível para seus clientes em até 45 dias.

O CONECTA versão web ficará disponível imediatamente e você poderá acessar os links para acessar aqui: https://app.ummense.com/tools/conecta-share

Veja também:

1 – Termos de uso e políticas de privacidade – CONECTA
2 – Página do CONECTA, acesse www.ummense.com/conecta/.
3 – Central de ajuda – Como encontrar o link do meu CONECTA
4 – Central de ajuda – Automações

Keli Campos

Você também pode se interessar por

Kit de boas-vindas

16 tópicos

Painel

4 tópicos

Tarefas

19 tópicos

Cards

21 tópicos

Fluxos

18 tópicos

Notificações

8 tópicos

Calendário

2 tópicos

Eventos

2 tópicos

Agenda de Contatos

7 tópicos

Usuários

12 tópicos

LGPD e segurança

3 tópicos

U-drive

6 tópicos

Ações em massa

5 tópicos

Automações

23 tópicos

Formulários

8 tópicos

Campos Personalizados

5 tópicos

Configurações Gerais

6 tópicos

Tags

3 tópicos

Indicadores e Relatórios

5 tópicos

Time Tracking

5 tópicos

Planos e Assinaturas

9 tópicos

Programa de indicações

6 tópicos

Atalhos

7 tópicos

Integrações

2 tópicos

CONECTA

13 tópicos

Importar e Exportar dados

11 tópicos

Perguntas frequentes

6 tópicos

Próximas funcionalidades

1 tópicos