Participe da Demonstração e Explore o Poder dos Recursos Inteligentes da Ferramenta:
Clique aqui e participe da demonstração
Flecha para a direita branca

Como criar formulários (Etapa 1)

Keli Campos

Para criar formulários na Ummense acesse a tela de gestão de formulários. Você pode acessar esta tela através do menu de configurações (canto superior esquerdo, no logo da organização) as configurações da organização. Entre em configurações, depois vá na categoria ferramentas e clique em formulários.

Para adicionar um novo formulário é só clicar em

ou se deseja criar um formulário direto na categoria desejada, clicando em

e em Novo formulário.

Dividimos em quatro etapas a criação dos formulários, nesta primeira etapa vamos definir o título, a descrição, os campos a serem preenchidos e o botão de finalizar, enviar ou salvar.

Todas as informações configuradas nessa fase serão exibidas ao seu contato que irá preencher o formulário. Por isso vale apena se dedicar nesta etapa.

Título do formulário

Aqui você insere o nome do formulário para divulgação externa. Exemplos: Trabalhe conosco, Suporte, Fale Conosco, Solicitação de visita, Pedido de orçamento.

Use nomes de formulários que sejam compreensíveis para o usuário final.

Descrição do formulário

Na descrição você pode inserir explicações sobre o preenchimento, instruções para seu contato, ou até mesmo um vídeo que resolva o problema do seu cliente sem que ele precise preencher o formulário.

Textos longos e monótonos são difíceis de ler. Para facilitar a leitura e tornar mais atrativo para seu cliente, experimente aplicar formatações ao seu texto.

Utilize também links e arquivos que sirvam de apoio para seu cliente no preenchimento ou na solução do problema.

Campos personalizados

Insira aqui os campos que você quer que sejam preenchidos neste formulário, clicando em “+” e escolhendo o campo apropriado.

Se você quiser criar um novo campo, veja como fazer isso aqui.

Os campos personalizados são divididos em Pessoa, Empresa e Cards. Quando você cria o campo personalizado, você já define em qual categoria ele entrará.

Os campos do tipo card serão inseridos no card que for criado através do formulário como um campo do card. Se você utilizar campos do tipo Pessoa ou Empresa, estes campos poderão atualizar ou criar novos contatos, e vincular o contato automaticamente ao card criado.

Se você quer que teu contato tenha acesso ao feed do card para mantê-lo informado do andamento através do CONECTA, é essencial que você utilize o campo “e-mail” da categoria contato. Sem isso o vínculo não será realizado.

Se o seu cliente já utiliza o CONECTA, ele não precisará preencher novamente o nome e e-mail, pois já virão pré-preenchidos para facilitar.

Como reordenar os campos

Ao passar o mouse sobre um campo inserido, aparecerá ao lado deste o ícone

. Clique e arraste para cima ou para baixo para reordenar os campos na ordem que ficar mais interessante.

Edição e obrigatoriedade dos campos

Você pode editar algumas configurações de exibição dos campos que sejam aplicadas somente ao formulário e à forma como seu cliente verá estes campos.

Ao passar o mouse sobre o campo que você quer editar, aparecerão os 3 pontinhos na lateral direita. Clicando ali você pode editar ou remover o campo do formulário.

Selecionando editar, você poderá alterar o texto que aparece para o seu contato no preenchimento do formulário e ainda escolher se o campo é obrigatório ou não para este formulário.

Se algum campo obrigatório não for preenchido, o contato não conseguirá enviar o formulário. Recomendamos ativar a obrigatoriedade em todos os campos que são essenciais, como por exemplo o e-mail, sem o qual não é possível criar e vincular o contato ao card, e nem dar um retorno ao contato que fez a solicitação.

Texto do botão enviar

Neste campo você pode personalizar o texto do botão de conclusão e envio do formulário, que é o botão que a pessoa terá que clicar para salvar e enviar os dados preenchidos. Alguns exemplos: Salvar, Enviar, Concluir, Solicitar, etc.

Veja como ficou

Agora que a primeira etapa está concluída, clique em

, para ver como seu formulário ficou. Se quiser alterar algo é só fechar esta tela e continuar editando.

Não saia desta tela sem salvar. Mesmo se você quiser terminar a configuração do formulário em outro momento, vá até a última etapa e salve a configuração feita até agora.

Pronto para continuar?

Clique em

e vamos avançar para configurar o que você quer que aconteça com os formulários preenchidos. Veja aqui

Keli Campos

Você também pode se interessar por

Kit de boas-vindas

16 tópicos

Painel

4 tópicos

Tarefas

19 tópicos

Cards

21 tópicos

Fluxos

18 tópicos

Notificações

8 tópicos

Calendário

2 tópicos

Eventos

2 tópicos

Agenda de Contatos

7 tópicos

Usuários

12 tópicos

LGPD e segurança

3 tópicos

U-drive

6 tópicos

Ações em massa

5 tópicos

Automações

23 tópicos

Formulários

8 tópicos

Campos Personalizados

5 tópicos

Configurações Gerais

6 tópicos

Tags

3 tópicos

Indicadores e Relatórios

5 tópicos

Time Tracking

5 tópicos

Planos e Assinaturas

9 tópicos

Programa de indicações

6 tópicos

Atalhos

7 tópicos

Integrações

2 tópicos

CONECTA

13 tópicos

Importar e Exportar dados

11 tópicos

Perguntas frequentes

6 tópicos

Próximas funcionalidades

1 tópicos