Participe da Demonstração e Explore o Poder dos Recursos Inteligentes da Ferramenta:
Clique aqui e participe da demonstração
Flecha para a direita branca

Como criar formulários (Etapa 2)

Keli Campos

Os formulários são uma ótima forma de padronizar os processos da sua empresa e mostrar profissionalismo para seus clientes. Com os formulários você recebe as informações diretamente no fluxo de trabalho da pessoa que precisa tomar uma ação e assim não corre o risco de perder informação ou de esquecer de dar um retorno para seu cliente.

Esta é a segunda etapa da criação de formulários. Na primeira etapa vimos como configurar as informações que ficarão visíveis para seu cliente, como os campos do formulário, título, descrição e o botão de envio das informações.

Nesta etapa veremos as configurações gerais e as preferências do formulário. Você irá escolher para onde as informações do formulário irão depois de preenchido, se cria ou não cria um card, quem é o responsável e vários outros itens.

Nome do formulário para uso interno

Primeiro você pode colocar o nome do formulário para uso interno, para aparecer na sua lista de formulários. É bom escolher aqui nomes que facilitem a identificação. Um exemplo de nome interno seria “Fale conosco do site”, ou ainda “Captação de leads para campanha do novo produto”.

Salvar como card

Para a maioria dos formulários é aconselhável criar um card à partir do preenchimento. O card criado poderá ser inserido no fluxo e coluna que você quiser, e à partir dali poderão ser criadas automações e notificações para que nenhum formulário de cliente seja perdido.

Para salvar cada resposta do formulário como um card, deixe este checkbox marcado.

Definir o nome do card

Você pode definir o nome do card que será criado à partir de cada resposta de formulário. Isso ajuda bastante a ter seus fluxos de trabalho bem organizados e ajuda a encontrar facilmente os cards criados.

Se você decidir por não personalizar o nome do card, por padrão o card é criado com o nome Novo card. Se no seu formulário existir o campo Nome – Pessoa ou o campo Nome – Empresa, o card será criado assim: “João Amaral” ou “Company LTDA

Porém, se uma pessoa preencher mais de um formulário, ou duas pessoas com nome igual o preencherem, ficarão vários cards com nome igual.

Como personalizar o nome do card criado pelo formulário?

Personalize o nome do card escrevendo palavras que facilitem o entendimento e selecionando os dados variáveis pré definidos, ou informações do preenchimento dos campos.

  • Texto personalizado: Escreva o nome que desejar, em seguida digite Enter. Você pode alternar entre textos personalizados e os outros elementos padrões do nome.
  • Selecione dados variáveis pré-definidos e faça combinações. Os dados nas tags azuis são informações geradas automaticamente no preenchimento do formulário, como por exemplo: DATA, NÚMERO DA RESPOSTA (Número sequencial de respostas do formulário), ANO, etc.
  • Selecione informações dos campos. As tags verdes são os campos selecionados por você na etapa 1 do formulário, e você pode escolher uma ou mais das respostas como parte do nome do card. Por exemplo: NOME- PESSOA ou CIDADE.
  • Defina se você quer inserir espaço entre os campos selecionados e marque o checkbox.

Privacidade do card

Se o formulário utiliza informações sensíveis e você quer que o card criado fique visível apenas para a equipe do card, marque esta opção.

Para evitar riscos relacionados à LGPD é bom ser cuidadoso com os dados do seu cliente, mesmo com os seus colaboradores, evitando assim expor dados de clientes para quem não precisa vê-los.

Porém, lembre-se que, como apenas a equipe do card poderá ver este card, é bom inserir a equipe do card através de uma automação na coluna de destino do card, pra evitar que o cliente fique sem resposta por sua equipe não ter visto o card secreto. Veja como fazer isso aqui

Selecionar fluxo e coluna de destino do card

A próxima etapa é selecionar em qual fluxo e coluna este card será vinculado. Selecione primeiramente o fluxo e depois a coluna na qual você quer que este card esteja vinculado.

Se você utiliza um único formulário para vários usos diferentes, como um formulário “fale conosco”, por exemplo, é interessante que o card seja destinado a uma coluna em que será feita uma triagem, com uma pessoa responsável por mover o card para o destino correto.

Quando o formulário é específico, é interessante que ele já seja criado no fluxo e coluna da equipe que irá atender o cliente, para dar mais agilidade e evitar perda de tempo e de informação.

Definições sobre os contatos

Escolha se quer que o formulário crie automaticamente um contato na sua lista de contatos. Você pode criar contatos do tipo pessoa ou empresa. Ou mesmo os dois. Para que isso aconteça, na etapa 1 da configuração você precisa ao menos ter selecionado o campo E-mail – Pessoa ou E-mail Empresa.

Ao deixar habilitado a criação do contato, além de criar automaticamente um novo contato na sua lista de contatos ele vinculará ao card criado. Assim você saberá sempre quem é o cliente deste card, e, caso sua empresa utilize o CONECTA, você poderá informar seu cliente do andamento da solicitação por ali.

As automações de disparo de e-mail e de publicação no feed, utilizam os dados do contato para isso.

Se sua organização já cadastrou o contato que está preenchendo o formulário, o sistema não irá criar um novo, e sim vincular ao existente. E o que determina se ele já existe ou não é o campo e-mail, pois não pode haver mais de um contato com o mesmo endereço de e-mail.

Porém se o contato preencheu o mesmo endereço de e-mail, mas outras informações como nome e telefone diferentes das que já haviam sido preenchidas anteriormente, o sistema não irá substituir as antigas pelas novas, a não ser que você marque a opção “Sobrescrever dados de contatos existentes”. Se esta opção estiver marcada, os dados serão atualizados conforme o último preenchimento.

Se você quer evitar que pessoas não cadastradas preencham o seu formulário, evitando assim que o contato utilize um e-mail diferente do que já havia sido cadastrado, ou mesmo evitando spam, ou preenchimentos incorretos no seu formulário, você pode habilitar a opção “Não permitir o preenchimento do formulário por contatos cujo e-mail não esteja na lista de contatos.”

Configuração do Responsável

Escolha um usuário para ser o responsável pelo formulário, e ele se tornará líder do card, quando este for criado.

Configurações de compartilhamento

As últimas configurações desta etapa se referem às permissões e personalizações de compartilhamento e exibição externa.

Selecione um ícone e a cor deste ícone, para que o formulário se destaque e se torne mais amigável e convidativo para o preenchimento.

Marque o checkbox para permitir exibição externa, se você quer que a sua equipe possa divulgar este formulário através da url ou inserir em algum site.

Se você quiser pode limitar o número máximo de respostas para o formulário, ele deixará de estar disponível após atingir o número máximo.

Você pode também limitar o período de visualização do formulário colocando uma data de início e de fim para a exibição deste formulário.

Você pode também marcar para que este formulário seja exibido no app CONECTA, e criar um nome específico para este formulário para a exibição no aplicativo.

A última opção é para “Tornar campos de nome e e-mail editáveis em formulários exibidos no CONECTA”, pois para estes usuários estes campos já virão preenchidos, e você pode escolher se podem ou não ser alterados (seria o caso do preenchimento de um formulário em nome de outra pessoa ou anonimamente)

Finalização da Etapa 2

Nesta etapa fizemos as configurações gerais do formulário, e na próxima veremos como alterar a cor de fundo do formulário e dos campos para ficar mais agradável o seu preenchimento.

Aperte o botão “Próximo” para ir para a próxima etapa.

Keli Campos

Você também pode se interessar por

Kit de boas-vindas

16 tópicos

Painel

4 tópicos

Tarefas

19 tópicos

Cards

21 tópicos

Fluxos

18 tópicos

Notificações

8 tópicos

Calendário

2 tópicos

Eventos

2 tópicos

Agenda de Contatos

7 tópicos

Usuários

12 tópicos

LGPD e segurança

3 tópicos

U-drive

6 tópicos

Ações em massa

5 tópicos

Automações

23 tópicos

Formulários

8 tópicos

Campos Personalizados

5 tópicos

Configurações Gerais

6 tópicos

Tags

3 tópicos

Indicadores e Relatórios

5 tópicos

Time Tracking

5 tópicos

Planos e Assinaturas

9 tópicos

Programa de indicações

6 tópicos

Atalhos

7 tópicos

Integrações

2 tópicos

CONECTA

13 tópicos

Importar e Exportar dados

11 tópicos

Perguntas frequentes

6 tópicos

Próximas funcionalidades

1 tópicos