Se você já utilizava alguma outra ferramenta de gestão de equipes, gestão de projetos ou mesmo gestão de tarefas e está migrando para a Ummense, ou mesmo se você criou uma lista de tudo o que você e sua equipe precisa em uma planilha, você não precisará digitar tudo novamente, essa migração é bem fácil de fazer.
Quando falamos de cards, tarefas, usuários e contatos, para fazer a importação você vai precisar de um arquivo do tipo CSV (o próprio Excel permite salvar arquivos nesse formato).
Este arquivo pode ser gerado através da exportação de uma outra ferramenta, ou você pode criar, utilizando uma planilha do MS Excel ou do Google Sheets.
Na primeira linha coloque os títulos da coluna, para que você saiba ao que se refere as colunas, como Nome do card, descrição, data e todos os campos personalizados que você quer que os seus cards tenham.
Se você quiser inserir na importação dados para campos personalizados, além dos padrões, você precisa criar eles antes de fazer a importação, e você pode ver como aqui.
Liste os cards que você quer que sejam importados, uma linha por card, e salve no formato CSV, que é um tipo de arquivo em que as colunas são separadas por vírgulas.
Criada a planilha, vamos à Ummense! Acesse à lista de cards, clicando em
, no menu lateral, e, nos 3 pontinho
, na parte superior direita, escolha a opção
Clique no campo, e abrirá a opção de escolher um arquivo do seu computador para fazer o upload.
A próxima etapa é o momento de atribuir cada uma das colunas da sua planilha à um campo na Ummense.
A modal dará a lista de todos os campos personalizados do tipo card que existem criados na sua organização, e você não precisa preencher todos. Preencha apenas os que sua planilha tem dados, escolhendo qual é a coluna que corresponde àquele campo, e deixe os outros em branco.
Feita a atribuição das colunas aos campos, clique em
Feito isso, aparecerá no canto da sua tela a informação do status da importação. Isso pode demorar, se a sua lista for muito grande.
Quando concluir, aparecerá a mensagem informando que a importação terminou e a quantidade de cards que foram importados. Se houverem linhas que não foram importadas por alguma inconsistência na planilha, isso será mostrado ali também.
Ainda falta um passo. Vincular os cards importados aos seus fluxos e colunas, às equipes e aos contatos. Por se tratar de vínculos e não de informação, estes itens não podem ser importados junto com os cards. Mas você pode fazer isso utilizando as ações em massa.
No menu da lista de cards, acesse a opção todos os cards sem fluxo.
Se você importou muitos cards, aumente o tamanho da lista para 100 ou até 250 cards no fim da lista que aparece na tela. E siga o passo a passo para utilizar as ações em massa para cards.