Participe da Demonstração e Explore o Poder dos Recursos Inteligentes da Ferramenta:
Clique aqui e participe da demonstração
Flecha para a direita branca

Como criar cards a partir de um formulário

Keli Campos

Os formulários são uma ótima forma de padronizar os processos da sua empresa e mostrar profissionalismo para seus clientes. Com os formulários você recebe as informações diretamente no fluxo de trabalho da pessoa que precisa tomar uma ação e assim não corre o risco de perder informação ou de esquecer de dar um retorno para seu cliente.

Para criar cards sempre que um formulário for preenchido pelo seu cliente, você precisa configurar isto na criação do formulário, ou editar um formulário para que passe a criar cards no fluxo e coluna que você escolheu. Esta configuração é feita na segunda etapa do formulário.

Se você não sabe como criar um formulário, ou mesmo como chegar até a segunda etapa de um formulário, Veja este artigo que mostra a primeira etapa da criação dos formulários.

Na segunda etapa estão as configurações gerais e as preferências do formulário. Você irá escolher para onde as informações do formulário irão depois de preenchido, se cria ou não cria um card, quem é o responsável e vários outros itens.

Salvar como card

O card criado à partir do formulário poderá ser inserido no fluxo e coluna que você quiser, e à partir dali poderão ser criadas automações e notificações para que nenhum formulário de cliente seja perdido.

Para salvar cada resposta do formulário como um card, deixe este checkbox marcado.

Definir o nome do card

Você pode definir o nome do card que será criado à partir de cada resposta de formulário. Isso ajuda bastante a ter seus fluxos de trabalho bem organizados e ajuda a encontrar facilmente os cards criados.

Se você decidir por não personalizar o nome do card, por padrão o card é criado com o nome Novo card. Se no seu formulário existir o campo Nome – Pessoa ou o campo Nome – Empresa, o card será criado assim: “João Amaral” ou “Company LTDA

Porém, se uma pessoa preencher mais de um formulário, ou duas pessoas com nome igual o preencherem, ficarão vários cards com nome igual.

Como personalizar o nome do card criado pelo formulário?

Personalize o nome do card escrevendo palavras que facilitem o entendimento e selecionando os dados variáveis pré definidos, ou informações do preenchimento dos campos.

  • Texto personalizado: Escreva o nome que desejar, em seguida digite Enter. Você pode alternar entre textos personalizados e os outros elementos padrões do nome.
  • Selecione dados variáveis pré-definidos e faça combinações. Os dados nas tags azuis são informações geradas automaticamente no preenchimento do formulário, como por exemplo: DATA, NÚMERO DA RESPOSTA (Número sequencial de respostas do formulário), ANO, etc.
  • Selecione informações dos campos. As tags verdes são os campos selecionados por você na etapa 1 do formulário, e você pode escolher uma ou mais das respostas como parte do nome do card. Por exemplo: NOME- PESSOA ou CIDADE.
  • Defina se você quer inserir espaço entre os campos selecionados e marque o checkbox.

Privacidade do card

Se o formulário utiliza informações sensíveis e você quer que o card criado fique visível apenas para a equipe do card, marque esta opção.

Para evitar riscos relacionados à LGPD é bom ser cuidadoso com os dados do seu cliente, mesmo com os seus colaboradores, evitando assim expor dados de clientes para quem não precisa vê-los.

Porém, lembre-se que, como apenas a equipe do card poderá ver este card, é bom inserir a equipe do card através de uma automação na coluna de destino do card, pra evitar que o cliente fique sem resposta por sua equipe não ter visto o card secreto. Veja como fazer isso aqui.

Selecionar fluxo e coluna de destino do card

A próxima etapa é selecionar em qual fluxo e coluna este card será vinculado. Selecione primeiramente o fluxo e depois a coluna na qual você quer que este card esteja vinculado.

Se você utiliza um único formulário para vários usos diferentes, como um formulário “fale conosco”, por exemplo, é interessante que o card seja destinado a uma coluna em que será feita uma triagem, com uma pessoa responsável por mover o card para o destino correto.

Quando o formulário é específico, é interessante que ele já seja criado no fluxo e coluna da equipe que irá atender o cliente, para dar mais agilidade e evitar perda de tempo e de informação.

Definições sobre os contatos

Escolha se quer que o formulário crie automaticamente um contato na sua lista de contatos. Você pode criar contatos do tipo pessoa ou empresa. Ou mesmo os dois. Para que isso aconteça, na etapa 1 da configuração você precisa ao menos ter selecionado o campo E-mail – Pessoa ou E-mail Empresa.

Ao deixar habilitado a criação do contato, além de criar automaticamente um novo contato na sua lista de contatos ele vinculará ao card criado. Assim você saberá sempre quem é o cliente deste card, e, caso sua empresa utilize o CONECTA, você poderá informar seu cliente do andamento da solicitação por ali.

As automações de disparo de e-mail e de publicação no feed, utilizam os dados do contato para isso.

Se sua organização já cadastrou o contato que está preenchendo o formulário, o sistema não irá criar um novo, e sim vincular ao existente. E o que determina se ele já existe ou não é o campo e-mail, pois não pode haver mais de um contato com o mesmo endereço de e-mail.

Porém se o contato preencheu o mesmo endereço de e-mail, mas outras informações como nome e telefone diferentes das que já haviam sido preenchidas anteriormente, o sistema não irá substituir as antigas pelas novas, a não ser que você marque a opção “Sobrescrever dados de contatos existentes”. Se esta opção estiver marcada, os dados serão atualizados conforme o último preenchimento.

Se você quer evitar que pessoas não cadastradas preencham o seu formulário, evitando assim que o contato utilize um e-mail diferente do que já havia sido cadastrado, ou mesmo evitando spam, ou preenchimentos incorretos no seu formulário, você pode habilitar a opção “Não permitir o preenchimento do formulário por contatos cujo e-mail não esteja na lista de contatos.”

Configuração do Responsável

Escolha um usuário para ser o responsável pelo formulário, e ele se tornará líder do card, quando este for criado.

Finalização da Etapa

Após fazer as configurações para que o formulário crie um card a cada resposta de formulário, não se esqueça de ir até a última etapa da configuração do formulário e salvar, para que as alterações tenham efeito.

Keli Campos

Você também pode se interessar por

Kit de boas-vindas

16 tópicos

Painel

4 tópicos

Tarefas

19 tópicos

Cards

21 tópicos

Fluxos

18 tópicos

Notificações

8 tópicos

Calendário

2 tópicos

Eventos

2 tópicos

Agenda de Contatos

7 tópicos

Usuários

12 tópicos

LGPD e segurança

3 tópicos

U-drive

6 tópicos

Ações em massa

5 tópicos

Automações

23 tópicos

Formulários

8 tópicos

Campos Personalizados

5 tópicos

Configurações Gerais

6 tópicos

Tags

3 tópicos

Indicadores e Relatórios

5 tópicos

Time Tracking

5 tópicos

Planos e Assinaturas

9 tópicos

Programa de indicações

6 tópicos

Atalhos

7 tópicos

Integrações

2 tópicos

CONECTA

13 tópicos

Importar e Exportar dados

11 tópicos

Perguntas frequentes

6 tópicos

Próximas funcionalidades

1 tópicos